A Lei Mosaica

 

moisc3a9s-mostrando-as-tc3a1buas-da-lei-rembrandt

A Lei de Moisés, como se pode pensar em um primeiro momento, não é um conjunto homogêneo. Há quatro subconjuntos nos quais ela pode ser dividida, ou seja, há quatro tipos de lei nos quais ela pode ser classificada. São eles:

  1. Lei Moral

A Lei Moral diz respeito aos princípios morais presentes na Lei Mosaica e que regem todos os demais tipos legais. Está sintetizada nos Dez Mandamentos, os quais, por sua vez, podem ser divididos em dois grupos: os mandamentos referentes a Deus e os referentes ao próximo. “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20.3), “Não farás para ti nenhum ídolo” (v.4-6), “Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus” (v.7) e “Lembra-te do dia de sábado, para santifica-lo” (v.8-11) dizem respeito a Deus. “Honra teu pai e tua mãe” (v.12), “Não matarás” (v.13), “Não adulterarás” (v.14), “Não furtarás”, (v.15), “Não darás falso testemunho” (v.16) e “Não cobiçarás” (v.17) dizem respeito ao próximo. Assim, ecoando as palavras de Jesus em Mateus 22.34-39, podemos dizer que “Amar a Deus” e “Amar ao próximo” resumem muito bem os Dez Mandamentos e que, portanto, a palavra sinônima para a Lei Moral é “amor”. A Lei Moral é a Lei da Prática do Amor.

  1. Lei Cerimonial

A Lei Cerimonial pode ser sintetizada no que se chama de 3 S’s: Sacrifícios, Sacerdócio e Santuários. Assim, no geral, trata dos sacrifícios oferecidos por sacerdotes nos santuários, além das festas. Os principais tipos de ofertas são apresentados no início do livro de Levítico (1-7) e são: holocausto, oferta de cereal, oferta de comunhão, oferta pelo pecado e oferta pela culpa. O grupo dos sacerdotes era formado por Arão e seus descendentes, os quais eram auxiliados pelos levitas, descentes de Levi, filho de Jacó. Quanto aos santuários, foram três os existentes: o Tabernáculo de Moisés, o Tabernáculo de Davi e o Templo de Salomão. Em Êxodo 25-40, está descrita a feitura do tabernáculo, seus móveis e utensílios, bem como das vestes sacerdotais. A Lei cerimonial tinha por objetivo ensinar como os pecados seriam perdoados: mediante o derramamento de sangue inocente em favor do pecador, o que se chama de expiação substitutiva.

  1. Lei Civil

Ao libertar Israel do domínio do Egito, o propósito de Deus era fazer desse povo uma nação. Para isso, leis civis, que organizariam a sociedade, eram fundamentais. Basicamente, as Leis Civis dizem respeito à aplicação da Lei Moral à realidade social, através da criação de penas para quando os princípios fossem quebrados. Assim, a Lei Moral diz “Não matarás” (Êxodo 20.13). Contudo, a Lei Civil diz “Quem ferir um homem e o matar terá que ser executado” (21.12). Para reger a aplicação de penas aos crimes, havia a chamada Lei do Talião, que estabelecia a necessidade de haver equilíbrio entre o crime cometido e a pena aplicada. Assim, ao dizer “vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, contusão por contusão” (Êxodo 21.23-25), a Lei do Talião, muito longe de querer incentivar a vingança, conforme a tradição religiosa dos judeus passou a ensinar, queria dizer que o peso de uma pena não poderia ser nem maior e nem menor do que o peso do crime cometido, mas correspondente. Era uma lei de justiça e equidade.

  1. Leis Sanitárias

As Leis Sanitárias podem ser incluídas nas cerimoniais ou civis. Contudo, são dignas de um destaque. Dizem respeito à promoção da saúde na sociedade israelita. Imagine três milhões de pessoas peregrinando por um deserto. Quais seriam os desafios sanitários? Nesse contexto, entram em cena leis para regulamentar a alimentação, a higiene pessoal, a higiene do lar, etc, com objetivo de evitar a propagação de doenças e guardar a saúde do povo. Como exemplos dessas leis, há as listas de animais puros e impuros (Levítico 11), as orientações para purificação após o parto (12) e as leis acerca da lepra e do mofo (13-14).

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Devocionais e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A Lei Mosaica

  1. Paulo Sales disse:

    Muito bom!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s