Invista no conhecimento

A Bíblia Sagrada contém um sério desabafo de Deus através da boca do profeta Oséias: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento” (Oséias 4.6, NVI). Repare o tom dramático de outra versão do mesmo texto: “O meu povo não quer saber de mim e por isso está sendo destruído” (NTLH). Jesus faz uma advertência de conteúdo semelhante, no Novo Testamento, ao dizer: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22.29).

Dois textos bíblicos que abordam uma mesma questão: falta de conhecimento. De que? De Deus, das Escrituras e de seu poder. Quais as consequências dessa carência? Não é perder média na prova ou tomar bomba no final do ano. Não é não passar no vestibular ou em outro concurso público. Não é não ser aprovado em um processo seletivo ou perder uma oportunidade de promoção na empresa. As consequências são destruição e engano.

Chamam-me a atenção essas duas palavras. Estão presentes em outros dois textos bíblicos relacionados a certo personagem da História. A Bíblia diz: “O ladrão vem para matar, roubar e destruir” (João 10.10, grifo do autor) e “Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça” (2Coríntios 11.13-15). Por esses dois textos, podemos dizer que destruição e engano são dois dos objetivos de Satanás contra o povo de Deus.

O que dizer diante disso? Quando nos falta conhecimento, colaboramos com Satanás em seus objetivos contra nós. Tornamo-nos frágeis e vulneráveis diante de nosso arqui-inimigo. Damos ao nosso opositor a oportunidade de nos fazer presas fáceis de suas armadilhas malignas. Em outras palavras: facilitamos as coisas para ele!

Como Jesus venceu o Diabo e suas astúcias? Através do conhecimento das Escrituras. A espada do Espírito estava em suas mãos e, com ela, decepou os dardos inflamados lançados da boca do Adversário contra sua mente. A Palavra de Deus estava em sua boca e, com ela, rebateu todos os argumentos falaciosos investidos contra si. O conhecimento lhe deu a vitória!

Assim, se você não deseja ser destruído e enganado, nem colaborar com Satanás em seus ataques contra a sua vida, invista em conhecer Deus, sua palavra e seu poder. Para tanto, matricule-se no CCM, estude a Bíblia, leia bons livros, converse com pessoas que têm mais conhecimento do que você, etc. Capacite-se para ser um vencedor!

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Invista no conhecimento

  1. Rogério Matos disse:

    Obrigado pelo alerta Samyr. Gostei muito!

    Que graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam sempre na sua vida.

    Rogério

    Curtir

  2. Dani Oliveira disse:

    Reblogged this on Célula Arca.

    Curtir

  3. Diogo quintela disse:

    Muito bom Samyr !!! Parabesns

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s