O Deus que procura chamar a nossa atenção para si

Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo. “Que impressionante!”, pensou. “Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto” (Êxodo 3.2-3).

Moisés estava pastoreando o rebanho de seu sogro, Jetro, como costumava fazer. Naquele dia, resolveu levar as ovelhas para outro local e atravessou toda a extensão do deserto, chegando a um monte. Naquela região, havia uma vegetação típica, chamada “sarça”. Trata-se de uma planta espinhosa, do gênero Acácia. Era comum ver uma sarça ardendo no deserto, seja por chamas de fogo, seja por ela ter essa aparência quando parasitada por outra planta, cujos frutos e flores são avermelhados, o que é potencializado pelo clima e terreno desérticos.

Entretanto, naquele dia, algo diferente aconteceu. Moisés viu uma sarça ardendo em chamas, mas não a viu sendo consumida pelo fogo. Que estranho! Aquele fenômeno chamou a sua atenção e ele resolveu se aproximar para ver as coisas mais de perto. Enquanto se aproximava da sarça, de repente, encontrou-se com algo ainda mais extraordinário: o Anjo do Senhor estava na sarça.

Nessa narrativa, vemos Deus transformando o ordinário em extraordinário para chamar a atenção de Moisés para si. O pastor de ovelhas estava tão distraído e distante que apenas algo assim lhe atrairia para perto dele. Suspeito que Deus continue a agir assim nos dia de hoje. Quando estamos imersos e dispersos em nossas agendas de infindáveis compromissos, de repente, ele faz algo inesperado acontecer para nos despertar para ele. Pode ser algo bom ou algo ruim. A grande questão é que Deus pode interromper a sequência ordinária de nossas vidas para chamar a nossa atenção para si. Pense nisso.

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Devocionais. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O Deus que procura chamar a nossa atenção para si

  1. Anita Cavalcante disse:

    Que Deus continue abençoando seu trabalho.
    Lisboa,16.09.12

    Curtir

  2. Givanildo Silva disse:

    A PAZ DO SENHOR.
    OBSERVAMOS QUE MOISES É HEBREUU, FOI CRIADO NA CUTURA E COSTUMES DO EGITO, MAIS ELE ERÁ HEBREU.
    DEUS CGAMA A ATENÇÃO DE MOISES PORQUE O OBJETIVO DE DEUS COM MOISES EM MIDIÃ ERA PERDER AS CARACTERISTICA DOS EGIPISE E CONHERCER O LOCAL QUE SERVIRIA A DEUS, OBSERVAMOS AGORA QUE MOISES É SUPREENDIDO POR ESSE FENOMENO, DEUS QUERIA MOSTRAR NESSE FENOMENO QUE O POVO HEBREU ESTAVA PRESO NO EGITO, O FOGO REPRESENTAVA O OPRIMISSÃO QUE O POVO ESTAVA VIVENDO, O MAIS INTEREÇANTE É QUE AGORA O ANJO DO SENHOR APARECE NO MEIO DA SARÇA, OU SEJA, A PROTEÇÃO DO SENHO ESTAVA NO MEIO DO POVO, PQ O OBJETIVO DO FARAO ERA ACABAR COM OS HEBREUS.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s