Meia verdade ou meia mentira?

“Abraão respondeu: ‘Eu disse a mim mesmo: Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e irão matar-me por causa da minha mulher. Além disso, na verdade ela é minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe; e veio a ser minha mulher. E quando Deus me fez sair errante da casa de meu pai, eu disse a ela: Assim você me provará sua lealdade: em qualquer lugar aonde formos, diga que sou seu irmão'” (Gênesis 20.11-13).

Falar a verdade é uma dificuldade que as pessoas em geral têm, especialmente em uma situação de pressão, seja por perigo, ou constrangimento. No meio evangélico, tendo em vista a ausência de dúvidas quanto à pecaminosidade da mentira, parece-me que “alguém” deu um jeitinho. Já que é proibido mentir, que tal uma meia verdade?

Nessa proposição, não se fala uma mentira, mas também não se conta toda a verdade. Seria essa uma solução legítima para as pressões de uma circunstância em que a verdade é perigosa, ou constrangedora? Parece-me que não, tendo em vista o texto bíblico acima citado. Nessa narrativa, Abraão, receoso de ser morto pelo rei Abimeleque por causa da beleza de Sara, diz a ele que ela é sua irmã. Isso não era mentira, pois Sara era meia-irmã de Abraão. Porém, não era toda a verdade, já que também era sua esposa. Assim, Abraão deu a Abimeleque a liberdade de tomar Sara como mulher, o que configurava uma ilegalidade e pecado aos olhos de Deus. Sua meia verdade acabou lhe gerando os problemas de uma mentira. Assim, pense bem quando as circunstâncias estiverem lhe pressionando a negociar a verdade. Uma meia verdade pode ser uma meia mentira.

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Devocionais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s