O Mestre dos enganos

“O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra” (Apocalipse 12.9).

Apocalipse é um livro misterioso. Isso se deve à sua linguagem simbólica, a qual faz de seu texto um enigma a ser decifrado. Entretanto, em meio a seus mistérios, podemos encontrar algumas afirmações diretas e claras.

Uma delas está no versículo acima citado, o qual trata de Satanás, ou Diabo, nosso adversário e acusador. Ele está na face da terra, a agir contra os seres humanos, e suas ações são caracterizadas pelo engano. De que se trata o engano? Pare e pense um pouco a respeito.

O engano é um erro, ou equívoco,  e o enganador é aquele que induz ao erro, seduz e trai a sua vítima. Um engano não é efetivo quando não promove o ato e efeito de enganar. Assim, o engano se dá quando uma pessoa, diante de uma mentira, toma-a por verdade.

Essa é uma das habilidades de Satanás, senão a maior. O apóstolo Paulo alerta em 2Coríntios 11.13-15: “Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se de apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça”. Falsidade, engano, fingimento, disfarce. Essas são as ações do Diabo para matar, roubar e destruir as pessoas em geral e os filhos de Deus em particular. Por isso, estejamos atentos. Não nos deixemos levar pela aparência das coisas. Atentemos para a essência. Nem tudo o que parece bom o é. Árvores más produzem maus frutos. As boas produzem frutos bons. Pelo fruto se conhece a árvore.

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Devocionais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s