Soberba

“Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe” (3João 9).

A pequena terceira carta de João, destinada a Gaio, aparentemente, não tem muito a nos oferecer. Alguns até poderiam questionar o porquê de seu reconhecimento como canônica, o que de fato aconteceu e tem acontecido ao longo da História da Igreja. A grande questão, entretanto, é que seu valor é discreto.

Repare a pérola escondida que é o pequeno versículo acima citado. Nele, o apóstolo João faz menção a Diótrefes, um homem que gostava muito de ser reconhecido como o mais importante entre os irmãos. De que se trata isso? Trata-se da soberba.

De acordo com a Wikipédia, “soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais”. Diótrefes, então, era um cristão soberbo.

Cristão soberbo? Não seria isso uma incoerência? Sim, é uma incoerência. Uma incoerência possível e terrivelmente danosa. Por causa de sua soberba, Diótrefes criou muitos problemas para a igreja. Ele não se dispôs a receber João e sua comitiva em sua igreja local (3João 9), disse palavras maldosas contra João e seus companheiros, ou seja, cometeu maledicência e fofoca, e, além de não receber os irmãos, impedia aqueles que desejavam de o fazerem, os ameaçando de expulsão da igreja (v.10).

Quantos transtornos e malefícios pode gerar um líder soberbo. Impelido pelo medo da concorrência, ele procura manter afastados de seu meio ambiente aqueles que podem ofuscá-lo. Motivado pela construção ostentosa de si mesmo, destrói tudo o que está ao redor. Você é uma pessoa soberba?

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Devocionais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s