Permanecendo no ensino de Cristo

Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho” (2João 9).

A Hermenêutica Bíblica é um dos ramos mais importantes da Teologia Cristã. De que se trata? A palavra hermenêutica tem sua origem no nome de um dos deuses da mitologia grega, Hermes. Hermes era o mensageiro dos deuses. Tinha por propósito comunicar mensagens de um deus para outro. A hermenêutica, então, trata da interpretação e compreensão de mensagens que são transmitidas, dentre outros, através de escritos.

Onde se encontra a importância da hermenêutica para a fé cristã? De acordo com o texto do apóstolo João acima citado, aquele que vai além do ensino de Cristo não tem Deus. O apóstolo é muito radical e extremista nessa afirmação. Mas não é difícil perceber a sua intenção. O discípulo de Jesus não pode ir além dos limites dos ensinamentos de seu mestre. O leitor da Bíblia não pode extrapolar os marcos das mensagens dos autores dos textos. A palavra bíblica tem cercas que estabelecem os seus limites. E a importância da hermenêutica está no ato de se interpretar esses textos dentro desses limites, não pulando a cerca e passeando por terrenos estranhos.

Dos pulos de cercas é que se originam as heresias. Dos passeios por terrenos estranhos é que nascem os ensinamentos que parecem bíblicos, mas não são. E o perigo dessas heresias e ensinamentos está no fato de eles nos afastarem de Deus, ao nos guiarem a estradas que não nos conduzem a ele. Os resultados disso são engano, alienação, decepção, frustração e, por fim, incredulidade. Por isso, preste atenção e tenha cuidado com a forma como você está lendo a Bíblia Sagrada. Ler a Bíblia não garante que você está com Deus. O verdadeiro ensino de Cristo, sim.

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Devocionais. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Permanecendo no ensino de Cristo

  1. Wânia Peixoto disse:

    Não será exatamente de onde surgirá a apostasia? Sair dos ensinamentos de Cristo e de seus princípios, para outros, dos quais enfraquecerão a muitos, que já não estão mesmo arraigados nos fundamentos cristãos?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s