O soldado de Deus e o manejo de sua espada

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (2Timóteo 2.15).

Paulo apreciava usar metáforas para dissertar sobre o homem de Deus, sobre o ministro do Evangelho do Reino. Uma delas é a do soldado. Por exemplo, em 2Timóteo 2.3-4, ele escreve a seu discípulo Timóteo que suportasse com ele os seus sofrimentos, “como um bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou”.

No texto bíblico citado no cabeçalho deste devocional, o apóstolo continua a discorrer sobre obreiro de Deus e, pode-se afirmar, ainda tem em mente a metáfora do soldado. Paulo diz a Timóteo que, como os soldados fazem, ele deve se apresentar ao seu Senhor aprovado, ou seja, apto para o serviço; não tendo do que se envergonhar, isto é, sem nenhum motivo de repreensão; e manejando corretamente a palavra da verdade.

O verbo “manejar” pode se referir à habilidade no uso de uma arma, tal como, por exemplo, uma espada. A palavra da verdade é também chamada, por Paulo, em Efésios 6.17, de espada do Espírito. Assim, manejar corretamente a palavra da verdade diz respeito a usar com habilidade a Bíblia Sagrada. O que isso significa?

Em primeiro lugar, isso pode significar ler a Bíblia de uma maneira correta. Assim como de nada vale apenas ter uma espada na mão e não saber usá-la, não há valor em apenas ler a Bíblia. Muitas pessoas leem a Bíblia e isso não é eficaz. Muitos leem a Bíblia e continuam em ignorância em relação a Deus. Muitos leem a Bíblia e não a entendem ou a compreendem de maneira equivocada, interpretando-a de maneira distorcida. Manejar corretamente a palavra da verdade é, primeiramente,  ler a Bíblia de uma maneira correta.

Em segundo lugar, é aplicar a Bíblia de maneira correta. Muitas pessoas leem a Bíblia, a ententem, mas não praticam os seus ensinamentos ou o fazem de maneira equivocada. É como ter a espada em mãos e não usá-la. Ou como usar uma espada de guerra para cortar a salada do almoço! O apóstolo Tiago escreveu em sua epístola: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tiago 1.22).

Jesus é um grande exemplo de soldado que maneja corretamente a espada do Espírito. Quando foi tentado por Satanás, logo após o seu batismo e quarenta dias de oração e jejum em um deserto da Judéia, ele venceu usando a Palavra de Deus (cf. Mateus 4.1-11). Sigamos a orientação de Paulo e aprendamos com o exemplo de Jesus. Para tanto, sugiro que você também leia o post que está neste link: https://insightscristaos.com/2011/02/10/conectando-se-com-deus-pela-leitura-da-biblia/.

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Devocionais. Bookmark o link permanente.

3 respostas para O soldado de Deus e o manejo de sua espada

  1. Pingback: Tweets that mention O soldado de Deus e o manejo de sua espada | Insights Cristãos -- Topsy.com

  2. Letícia disse:

    Excelente reflexão!!

    Curtir

  3. rildo rodrigues da silva disse:

    estou sendo edificado e exortado neste site,temos que ter fome e sede da palavra,exelene

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s