Coisas do alto X Coisas terrenas

“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Colossenses 3.2).

Em que você pensa na maior parte do tempo do seu dia?

O trabalho tem sido a principal atividade e propósito de muitos homens e mulheres na contemporaneidade. Por quê? Além de prover um senso de utilidade e valor, é dele que provém o dinheiro e, consequentemente, os bens materiais e o desfrutar de serviços e experiências da maioria das pessoas. O espírito capitalista que tem influenciado e dominado a sociedade nos últimos séculos está “de acordo com” e pode ser considerado um dos principais responsáveis por isso.

A Igreja, como organismo que não pertence ao mundo mas nele está, também tem sido influenciada por esse espírito. A Teologia Cristã não tem escapado dos valores capitalistas e tem proclamado um “Evangelho” que estimula os ouvintes a se focarem em dinheiro, bens materiais e nas oportunidades e prazeres que eles propiciam. Aqueles que possuem essas coisas são considerados abençoados por Deus e exemplos a serem seguidos. Aqueles que não as possuem são pecadores que estão debaixo de maldição divina e ataques satânicos. Mas será realmente assim? É nas coisas terrenas que devemos nos focar e são elas que determinam se estamos de acordo com a vontade de Deus ou não?

De acordo com o apóstolo Paulo a resposta é “não”. Não é no terreno que devemos pensar, mas, sim, nas coisas que são do alto. Que coisas são essas? Pense um pouco sobre isso. Compare coisas do alto com coisas terrenas, faça uma distinção clara entre elas e descubra em que, de acordo com a Bíblia Sagrada, você deveria manter os seus pensamentos.

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Devocionais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s