Insights Cristãos: A Nova Reforma Protestante

Já há alguns anos que se tem falado sobre “Segunda Reforma”, ou “Nova Reforma Protestante”, apesar de ser recente a matéria da revista Época sobre o tema. A Primeira Reforma, ou Reforma Protestante, tem como data referencial 31 de outubro de 1517, dia em que Martinho Lutero afixou 95 teses para debate teológico na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Hoje, quase 500 anos depois, têm surgido na chamada Igreja Evangélica movimentos que, por um lado, intentam avançar a reforma iniciada e não-completada por Lutero e, por outro, que objetivam adequar a Igreja às novas realidades e demandas das sociedades do século XXI. Contudo, seja qual for o viés, uma bandeira é comum: a Igreja Evangélica precisa de reformas.

Nesse sentido, algumas igrejas e comunidades, hoje, têm experimentado um novo jeito de ser igreja, o qual, não necessariamente, segue uma única orientação. Alguns elementos, entretanto, podem ser apontados como comuns. O primeiro e principal deles é a defesa de uma fé sem religião e de uma igreja sem instituição. A religiosidade e a igreja institucionalizada são apontadas como falidas e fracassadas na missão de reconciliar o ser humano com Deus, consigo mesmo, com o outro e com o restante da criação, por tê-lo levado a uma experiência mecanicamente dogmática e ritualística da fé, ou a uma não-experiência. Ao invés disso, busca-se uma espiritualidade autêntica e uma igreja mais comunitária e relacional e, além disso, aberta e atraente ao sem-igreja.

Na prática, uma das maneiras de se concretizar essa busca tem sido através de reuniões informais de pequenos grupos em casas, as quais são lideradas por crentes leigos, mas maduros na fé. Nessas reuniões, o foco se encontra na comunhão entre os presentes e na evangelização das pessoas que lhes são próximas. Desde o ano 2000, a IBC-BH tem seguido por esse caminho, por meio das células, o que tem transformado, ano após ano, a face da igreja.

Se você quiser ter mais informações a respeito da Segunda Reforma, ou da Nova Reforma Protestante, leia o livro “A Segunda Reforma”, de William A. Beckham, publicado pelo Ministério Igreja em Células, alem da matéria “A Nova Reforma Protestante”, de Ricardo Alexandre, publicada na Revista Época de 9 de agosto de 2010, a qual também está disponível no site da revista (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI161475-15228,00-A+NOVA+REFORMA+PROTESTANTE.html), e o artigo “Há um futuro para o movimento evangélico?”, de Guilherme Vilela, publicado no site da Editora Ultimato (http://www.ultimato.com.br/conteudo/ha-um-futuro-para-o-movimento-evangelico/guilherme+vilela).

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Insights Cristãos: A Nova Reforma Protestante

  1. alex disse:

    tambem leiam o livro Nova Reforma Protestante, autor Igor A. Moutinho, para comprar pelo site http://tinyurl.com/3thatkt impresso e ebook

    Curtir

  2. Convido-vos à leitura de:
    “SEMPER DESPROTOCOLANDA – 159 TESES PARA A DESPROTOCOLAÇÃO DOS RELIGIOSOS DENOMINACIONALISMOS ANTROPOCÊNTRICOS DA CRISTANDADE” Por Hélder Inocêncio

    Texto Completo em, http://helderinocencio.weebly.com/1/post/2012/06/sempre-desprotocolanda-159-teses.html

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s