Dom e graça

Pergunta:

Samyr, estou com uma dúvida, andei conversando sobre esse assunto com uma conhecida que não é evangélica. Estávamos falando sobre DOM e GRAÇA. Queria saber a diferença, pelo que pesquisei há um diferença, porém, não consegui enxergá-la direito. Obrigada.

Resposta:

Olá!

As palavras portuguesas dom e graça têm suas origens em uma mesma palavra grega. Trata-se da palavra “charis”, que tem como possíveis significados graça, graciosidade, amabilidade, favor, graças e gratidão. A palavra dom é correspondente direta de “charisma”, que tem como significado presente oferecido de boa vontade. Sendo assim, dom e graça têm a mesma origem e aplicações próximas. Por exemplo, em Cristo, a graça de Deus nos foi dada como um dom precioso. O que é esse dom da graça? É a possibilidade de salvação causada pela morte sacrificial de Jesus na cruz do Calvário.

Quanto aos chamados dons espirituais, eles também nos são dados pela graça de Deus e por causa da morte de Jesus. Em Efésios 4.7-8, está escrito: “E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. Por isso é que foi dito: ‘Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros, e deu dons aos homens’”.

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

Abraço,

Samyr

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Perguntas & Respostas. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Dom e graça

  1. clayde Ramos Oliveira Vilela de faria disse:

    Olá Samyr,
    Sou líder de célula e durante uma de nossas reunioes surgiu uma pergunta: Por que Deus mandou q se fizesse anjos para a arca da aliança e tbém uma cruz com uma serpente se Ele mesmo em Ex 20 havia proibido a confecçao de qualquer tipo de imagem. Qual a razåo dessa aparente contradiçåo?

    Que Deus te abençoe!

    Um abraço.

    Clayde Vilela

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s