Pergunta:
Samyr, estou com uma dúvida, andei conversando sobre esse assunto com uma conhecida que não é evangélica. Estávamos falando sobre DOM e GRAÇA. Queria saber a diferença, pelo que pesquisei há um diferença, porém, não consegui enxergá-la direito. Obrigada.
Resposta:
Olá!
As palavras portuguesas dom e graça têm suas origens em uma mesma palavra grega. Trata-se da palavra “charis”, que tem como possíveis significados graça, graciosidade, amabilidade, favor, graças e gratidão. A palavra dom é correspondente direta de “charisma”, que tem como significado presente oferecido de boa vontade. Sendo assim, dom e graça têm a mesma origem e aplicações próximas. Por exemplo, em Cristo, a graça de Deus nos foi dada como um dom precioso. O que é esse dom da graça? É a possibilidade de salvação causada pela morte sacrificial de Jesus na cruz do Calvário.
Quanto aos chamados dons espirituais, eles também nos são dados pela graça de Deus e por causa da morte de Jesus. Em Efésios 4.7-8, está escrito: “E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. Por isso é que foi dito: ‘Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros, e deu dons aos homens’”.
Que o Senhor te abençoe e te guarde!
Abraço,
Samyr
Olá Samyr,
Sou líder de célula e durante uma de nossas reunioes surgiu uma pergunta: Por que Deus mandou q se fizesse anjos para a arca da aliança e tbém uma cruz com uma serpente se Ele mesmo em Ex 20 havia proibido a confecçao de qualquer tipo de imagem. Qual a razåo dessa aparente contradiçåo?
Que Deus te abençoe!
Um abraço.
Clayde Vilela
CurtirCurtir