Lendo as Escrituras

“O que está escrito na Lei? (…) Como você a lê?” (Lucas 10.26).

Essas são perguntas feitas por Jesus a um perito na lei. Elas se referem à leitura das Escrituras e nos apresentam dois importantes princípios quanto a isso.

Primeiramente, o princípio da observação, advindo da pergunta “O que está escrito na Lei?”. Esse princípio nos diz que devemos ler com atenção as palavras registradas no texto bíblico. O que o texto diz? Não devemos nem retirar nem acrescentar palavras ao seu conteúdo, mas ler exatamente o que está escrito. Se não fizermos assim, poderemos encontrar mensagens estranhas ao que Deus nos intecionou transmitir.

Em segundo lugar, está o princípio da interpretação, ligado à pergunta “Como você a lê?”. Na versão Almeida Revista e Atualizada da Bíblia, a pergunta é “Como interpretas?”. Apesar do “você” presente na pergunta e das teorias de comunicação contemporâneas, interpretação não pode ser algo puramente individual e particular. Certamente, tendo em vista que todos temos cosmovisões diferenciadas formadas pelas distintas bagagens sócio-culturais que adquirimos ao longo da vida, não há uma leitura totalmente imparcial do que quer que seja. Entretanto, isso não quer dizer que não haja uma verdade proposital por trás de um texto, a qual quis ser transmitida pelo seu autor. É essa mensagem que devemos buscar ao interpretarmos um texto. O texto bíblico tem por significado o que o seu escritor quis dizer ao seu público-alvo.

Se praticarmos bem esses dois princípios que nos foram apresentados, leremos a Bíblia de modo a sermos verdadeiramente edificados e dignos de ouvir de Jesus o que ele disse àquele perito na lei: “Você respondeu corretamente. Faça isso e viverá” (Lucas 10.28). Aliás, nessa resposta de Jesus, encontra-se um terceiro princípio de leitura bíblica, baseado na afirmação “Faça isso e viverá”. Trata-se do princípio da aplicação. Para que ler a Bíblia senão para fazer o que ela diz e, assim, viver segundo as suas palavras? A leitura da Bíblia não é para informar a mente, mas para transformar o coração.

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Devocionais. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Lendo as Escrituras

  1. Wânia Maria Peixoto de Almeida disse:

    Experimentar esse princípio da aplicação – “Faça isso e viverá”, que é o transformador dos nossos corações, é o que alavanca o nosso desejo da obediência à Palavra.
    Olhar para trás e perceber a caminhada, a mudança concreta e os resultados em nossas vidas, é uma alegria inigualável! Sigo querendo essa trasformação todos os dias!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s