Copa do Mundo, Copa da Vida

Introdução:

Quebra-gelo: Promova um bate-papo entre os presentes sobre a Copa do Mundo que se encerrou no último domingo. Lance, além de outras possíveis, as seguintes perguntas:

1. O que você achou dessa última Copa?
2. Ficou satisfeito com o resultado final? Gostou do time que foi campeão?
3. E quanto à Seleção Brasileira, como você avalia a sua participação? Gostou do técnico e do time convocado e escalado?

A Copa do Mundo, juntamente com os Jogos Olímpicos, é o maior acontecimento esportivo da terra. Apesar de ser um evento, pode ser usada como uma metáfora da vida. Nesse sentido, há uma Copa do Mundo e uma Copa da Vida. Na lição de hoje, vamos fazer uma reflexão sobre isso, a partir de um conhecido texto bíblico.

Desenvolvimento:

Texto-base: Romanos 8.31-39

A partir desse texto, e comparando a Copa do Mundo com a vida, podemos fazer as seguintes afirmações:

1. Na Copa da Vida, Deus joga no nosso time

Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós (vv.31-34).

Deus é o maior craque que um time pode ter. Quem pode derrotá-lo, sendo ele o todo-poderoso e soberano de toda a criação? Por isso, a melhor escolha que podemos fazer é contratá-lo para jogar no nosso time. Como isso é possível? Através da fé em Jesus, o Filho que ele entregou à morte para que tivéssemos vida.

Se você é um crente em Jesus, Deus está jogando no seu time; ele é por você! Sendo assim, quem poderá ser contra você? Quem poderá jogar contra você e derrotá-lo, estando ele do seu lado do campo? Aquele que tem Deus jogando no seu time pode participar da Copa da Vida com paz e segurança.

2. Na Copa da Vida, temos adversários

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro” (vv.35-36).

Apesar de Deus jogar no nosso time, temos adversários a enfrentar. A paz e segurança advindas de sua presença não nos livram de ter que entrar em campo para jogar contra os adversários. Deus não nos livra “da” adversidade, mas “na” adversidade. Há jogo sem time adversário?

De acordo com Paulo, a escalação dos nossos possíveis adversários é a seguinte: 1. Tribulação, 2. Angústia, 3. Perseguição, 4. Fome, 5. Nudez, 6. Perigo e 7. Espada, além de 8. Morte, 9. Demônios, 10. Presente e 11. Futuro (v.38). Time forte! Bem escalado e treinado. Mas devemos nos lembrar de quem está do nosso lado do campo.

3. Na Copa da Vida, em Cristo, somos mais que vencedores

Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (vv.37-39).

Apesar dos fortes adversários que temos a enfrentar, por causa do grande craque que temos no nosso lado do campo, podemos ser mais que vencedores na Copa da Vida. A presença de Deus faz toda a diferença e nos dá a vitória. Não há nada que possa impedir que isso aconteça. Não há marcação que segure o nosso craque. Não há erro de arbitragem que possa nos prejudicar (Ele também é o juiz!). Ele joga por nós, nos ajuda a derrotar os adversários e nos faz vencedores!

Conclusão:

Comparando a sua vida com a Copa do Mundo, como você está? O que tem achado dos seus últimos jogos? Está satisfeito? O que tem que ser mudado no seu time? No que você tem que mudar para que o desempenho do seu time melhore?

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Lições de célula. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Copa do Mundo, Copa da Vida

  1. Alexandre Paiva disse:

    ótimo blog, samyr é uma bençao!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s