Maria, mãe de Deus?

Pergunta:

Samyr,

Estou com uma pequena dúvida e sei que você saberá respondê-la com precisão e com embasamento bíblico e não por paixão. Vamos lá: Alguns cristãos afirmam com veemência que Maria é a mãe de Deus. Pode-se afirmar isso??? Já procurei respostas para esta pergunta em todos os lugares, já passei um dia inteiro na internet em busca de uma resposta e não encontrei. Alguns dizem que não, por exemplo, o Pr. Márcio Valadão da IBL (em seu mini-livro “Maria, mãe de Jesus”). Alguns dizem que sim e afirmam que, inclusive, esta verdade está na Bíblia, no Evangelho de Lucas 1:43 onde Isabel, após ser cheia do Espírito Santo, diz à Maria: -”Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor?” (NVI). Ajude-me a entender isso!!!

Que Deus continue te abençoando!

Resposta:

Olá, meu querido!

Deus foi criado, ou gerado? A resposta é não. Deus é eterno e, também, triúno. Isso quer dizer que ele sempre existiu e sempre existirá como Pai, Filho e Espírito Santo. Sendo assim, Maria não é mãe de Deus. De quem Maria é mãe, então? Maria é mãe de Jesus enquanto homem. Maria foi o instrumento usado pelo Deus triúno para promover a encarnação de Deus Filho. A Bíblia diz, em João 1.14: “Aquele que é a Palavra se tornou carne e viveu entre nós”. Como aquele que é a Palavra se tornou carne para viver entre nós? Através do ventre de Maria. Entretanto, aquele que é a Palavra existe desde o princípio e é criador de tudo o que existe (João 1.1-3). Assim, o texto que você citou, por isso e por si mesmo, não quer dizer que Maria é mãe de Deus. Jesus é Deus Filho encarnado e, como tal, é Senhor. Por isso Isabel se refere a Maria como mãe do Senhor, o que também se dá em outros momentos.

A doutrina que afirma que Maria é a mãe de Deus, em última instância, quer também elevá-la à categoria de Deus. Isso não tem base bíblica. Por exemplo, Maria, em seu cântico (Lucas 1.46-55), se refere a Deus como meu salvador. Quem precisaria de um salvador a não ser alguém que estivesse na perdição do pecado? E estaria Deus na perdição do pecado? Além disso, a Bíblia ensina que o único ser humano sem pecado, além de Adão antes da queda, foi Jesus de Nazaré, o qual é chamado de segundo, ou último, Adão. Nada disso é dito sobre Maria. Aliás, para ser sem pecado, ela teria que ter sido também gerada pela fecundação de um óvulo pelo poder do Espírito Santo e não como os demais seres humanos, o que não é nem sugerido pelas Escrituras.

Espero ter colaborado com você.

Grande abraço,

Samyr

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Perguntas & Respostas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s