Santificação

Pergunta:

Olá, pastor!

Graça e Paz!

Gostaria que me ajudasse a entender o texto de 1Cor 7:14. Copiei abaixo o texto em várias traduções diferentes. O que é a santificação mencionada por Paulo nesta carta?
Minha dúvida é quanto a santificação.Imaginava que a santificação fosse individual, até mesmo em relação ao cônjuje. Entendo que, mesmo casados, os pecados são individuais. Pode um se arrepender pelo pecado do outro e por isso um santificar o outro (seja cônjuge, filho ou até mesmo terceiros)?

Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada

1 Coríntios 7:14 Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos.

Versão: Português: Nova Tradução na Linguagem de Hoje

1 Coríntios 7:14 Pois Deus aceita o homem que não é cristão por ele estar unido com a sua esposa cristã; e aceita a mulher que não é cristã por ela estar unida com o seu marido cristão. Se não fosse assim, os filhos deles não pertenceriam a Deus. Mas, sendo assim, eles pertencem.

Versão: Português: João Ferreira de Almeida Atualizada

1 Coríntios 7:14 Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.

Versão: English: King James Version

1 Coríntios 7:14 For the unbelieving husband is sanctified by the wife, and the unbelieving wife is sanctified by the husband: else were your children unclean; but now are they holy.

Versão: Português: Nova Versão Internacional

1 Coríntios 7:14 Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos.

Resposta:

Olá, meu querido!

A princípio, não podemos confundir a santificação mencionada nesse texto com salvação. Salvação é algo que uma pessoa experimenta individualmente mediante sua fé em Jesus Cristo. Logo após ser salvo, ou seja, justificado de seus pecados, o indivíduo entra em um processo de santificação, ou de domínio do pecado em sua vida, o qual é completado com a glorificação a ser experimentada na ressurreição do último dia ou no arrebatamento. Não é sobre essa santificação que Paulo está falando.

A santificação a que Paulo está se referindo é algo que acontece, como ele mesmo escreve, no convívio de um crente com um não-crente. Obviamente, ao usar a palavra “crente”, Paulo está se referindo a alguém que, verdadeiramente, foi e está sendo salvo, ou seja, não de um religioso, ou um crente nominal. Quando um não-crente tem a oportunidade de conviver, ou ter associação, seja casamento ou até mesmo sociedade empresarial, com um crente, esse convívio o santifica. Como? Imagine a seguinte situação. Dois homens são sócios em uma empresa. Um deles se converte verdadeiramente a Cristo e, assim, experimenta grande mudança em sua vida. Essas mudanças não irão afetar a maneira como esse crente administra os seus negócios? Certamente que sim. Pelo menos deveriam. Assim sendo, esse crente começa a fazer mudanças em sua gestão do negócio, passando a gerí-lo com, por exemplo, honestidade e obediências às leis. Começa, então, a pagar devidamente os seus impostos, a ter todos os funcionários regularizados, etc. Essas atitudes do sócio crente não irão afetar o não-crente? Certamente que sim, podendo, até mesmo, gerar conflitos entre eles, tendo em vista os valores diferentes. O sócio não-crente, por influênciae associação com o crente, poderá passar a ter um estilo de gestão honesto e obediente às leis. O mesmo pode se dar quanto ao casamento e a outras associações. Foi isso, a meu ver, que Paulo quis dizer com o texto citado por você. Digo ainda, que esse não-crente poderá, até mesmo, se converter a Cristo e também a ser santificado como o crente.

Espero tê-lo ajudado. Qualquer dúvida, entre em contato.

Que o Senhor te abençoe!

Abraço,

Samyr

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Perguntas & Respostas. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Santificação

  1. seyssa disse:

    olá pastor gostaria de tirar uma duvida sobre o texto 1 timoteo 4 em que deus falou muito comigo a respeito do meu dom acredito ter sido uma revelaçao pois antes de ler orei a deus pra que me revelasse e ele me levou ate esse capitulo.

    Curtir

  2. seyssa disse:

    minha dúvida e timòteo 4 versiculo 11-16

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s