Salvação

Pergunta:

Bom dia, Samyr!

Por favor, me tire esta dúvida. Nesse final de semana, ouvi que uma vez salvo, salvo para sempre. É assim mesmo? Pergunto, porque me lembro de uma palavra de Jesus que fala que nem todos serão salvos, que só será salvo quem fizer a vontade do Pai.

Resposta:

Olá, meu caro!

Se uma pessoa foi verdadeiramente salva, ela jamais irá perder sua salvação. Vamos a apenas um argumento quanto a isso. A Bíblia diz, em Efésios 2.8-9, que a salvação é pela graça, por meio da fé, sendo, assim, um dom de Deus. Se a salvação é pela graça e um dom, isso quer dizer que ela é um presente que Deus dá aos seres humanos sem que eles o mereçam. Se aqueles que foram salvos assim o foram sem merecimento ou mérito, por que perderiam essa salvação por desmerecimento ou demérito?

Abraço,

Samyr

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Perguntas & Respostas. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Salvação

  1. Du disse:

    Muito bom! Muito bom! parabéns por esse espaço..

    abraço,
    du ponce

    Curtir

  2. Adriana Baeta disse:

    Oi Samyr!! Tudo bem?
    Reproduzo minha resposta ao email do Du sobre esse post.
    Um abraço!
    Adriana

    “Oi Du! Tudo bem?

    Não concordo não. Claro que é muito dificil, mas é possível.

    Vc tb não recebe uma herança por mérito, recebe por ser filho. Mas vc pode ser deserdado em casos específicos e graves, em que assume um comportamento indigno de um filho.

    E um versículo geralmente não é suficiente para responder uma pergunta.

    Vc chegou a ler aqueles versículos que comentamos? Hebreus 6:4-6 e hebreus 10:26-29? Antes eu tb achava que só “perdia” quem nunca havia sido realmente salvo,mas esses versículos são claros qto a isso.

    Mas ninguém vive com medo de ser deserdado, vive? Da mesma forma, mantenhamos um relacionamento com o Senhor, onde isso não seja uma preocupação.

    Mas não faz sentido ensinarmos que a salvação não pode ser perdida, pois Ele é gracioso e misericordioso, mas está longe de ser algum “banana”. Muito longe, na verdade. Ele é zeloso (vejam textos abaixo). Eu mesma queria que fosse menos, mas…

    Mas eu falo demais, né.

    O pastor taí na lista e eu falando… E olha que já passou o tempo em que eu achava o apóstolo Paulo um viajandão ao falar das mulheres. Mas, toda a escritura é inspirada, e ele tá certo nisso tb! kkkkk (1a Tim 2:11-14, 1a Cor. 14:33-35).

    Beijo!
    Dri

    Hebreus 6:4-6 e
    Hebreus 10:26-29:

    4 “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo.
    5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
    6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.”

    26
    “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
    27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
    28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
    29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?”

    Por curiosidade, segue trecho do código civil:

    Art. 1.814. São excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários:

    I – que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente;
    II – que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a sua honra, ou de seu cônjuge ou companheiro;
    III – que, por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade.

    Art. 1.815. A exclusão do herdeiro ou legatário, em qualquer desses casos de indignidade, será declarada por sentença.

    “Paralelos”:

    I-
    – “Não apaguem o Espírito” (1a Tess. 5:19);

    – Lucas 20:13-16:
    13 “E disse o senhor da vinha: Que farei? Mandarei o meu filho amado; talvez, vendo-o, seja respeitado.
    14 Mas, vendo-o os lavradores, arrazoaram entre si, dizendo: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, para que a herança seja nossa.
    15 E, lançando-o fora da vinha, o mataram. Que lhes fará, pois, o senhor da vinha?
    16 Irá, e destruirá estes lavradores, e dará a outros a vinha. E, ouvindo eles isto, disseram: Não seja assim!”

    – Lucas 23:34: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Jesus intercedendo por aqueles que O matavam, no caso os soldados romanos, ignorantes das Escrituras. Por isso o pecado de Pilatos era menor do que o do Sinédrio – João 19:11).

    OBS: Mentira tb, não existir pecadinho e pecadão. Pecado vem de “hamartia”, que é, no arco e flecha, a distância da flecha até o alvo, ou a “mosca”. Ela não é só variável, é extremamente variável.
    Considero que esse jargão foi um contraponto dos evangélicos à classificação dos pecados feita por Tomás de Aquino (pecado mortal, pecado venial etc) , mas “a emenda saiu pior que o soneto”.

    II- blasfêmia contra o Espírito Santo (Marcos 3:28-29):

    “Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo”

    III- Impedir a Obra de Deus:

    Mateus 23:13: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.”

    Mateus 18:06: “Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.”

    Mateus 20:6-15:
    “6 E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia?
    7 Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo.
    8 E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros.
    9 E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um.
    10 Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um.
    11 E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família,
    12 Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia.
    13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro?
    14 Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti.
    15 Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?
    16 Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”

    Curtir

  3. Tiago Peter disse:

    Parabéns Samyr, ta muito babaca o seu blog………… Parabéns! rsrsrsr

    Curtir

  4. Wânia Maria Peixoto de Almeida disse:

    Concordo totoalmente com o Samyr, ou seja não perdemos a salvação!
    Seria como anular a obra da cruz, que além de tudo é um dom de Deus e os dons de Deus são irrevogáveis. (ef.2:8 e Rm 11:29).

    Curtir

  5. Túlio Garcias Pereira disse:

    Concordo com o Pastor Samyr, acredito que aqueles que são VERDADEIRAMENTE SALVOS são agraciados não apenas com o perdão e justificação mas também se tornam habitação do próprio Espírito de Deus . Através do Espírito Santo somos capazes de passar pela porta estreita e PERMANECER no caminho estreito, vivendo uma vida de real abondono do pecado em um crescente processo de santificação. A verdadeira conversão gera o ARREPENDIMENTO GENUÍNO e NOVO NASCIMENTO. Eu creio que os indivíduos citados no texto de hebreus são pessoas que simplesmente professaram ser crentes e tendo um experimentado um certo nível de entendimento das verdades de Deus mas optaram por uma vida de pecado. No meu entender eles não são novas criaturas nascidas pelo real conhecimento da verdade libertadora de Cristo. Tendo em vista que para os verdadeiros filhos de Deus,nada pode separa-los do amor dEle.

    “Aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e aquele que vier a mim DE MODO ALGUM O LANÇAREI FORA” João 6:37

    Curtir

  6. giovanna disse:

    quando uma pessoa entrega sua vida verdadeiramente pra jesus nao existe possibilidade de perder a salvaçao pois nela existe a marca, o selo da promessa, da redençao.isso ninguem perde.o que pode acontecer é uma suposta conversao chamada convencimento.na realidade essa pessoa nunca foi salva, por isso nao perde nada tb.
    a resposta é simples :quem se entrega de verdade a cristo jamais perde a salvaçao.a pessoa pode ate passar por algumas crises, problemas…mas a divina semente esta nele.nao se perde a salvaçao.o que pode acontecer é a pessoa nunca ter sido salva de verdade.e quem sabe disso é somente deus que conhece o nosso coraçao de fato.ele é quem sonda os nossos pensamentos e sabe aquilo que realmente somos e acreditamos. deus sabe quem é seu
    acredito desta forma simples.
    um grande abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s