Mensagem de aniversário

Hoje é seu aniversário! Considero o aniversário o dia mais importante do ano para uma pessoa, com muito mais significado do que o Ano Novo. Apesar de o Ano Novo marcar um recomeço, o fim de um ano e o início de outro, penso ser o aniversário um dia mais forte quanto a isso. Aniversário, então, é tempo de recomeço.

A língua grega tem duas palavras para tempo. A primeira delas é “chronos”, da qual derivam “cronômetro” e “cronologia”, por exemplo. Essa palavra se refere ao tempo que teve início desde a criação e está e estará correndo para sempre ou até que Deus o queira. Deus apertou o botão “start” do cronômetro do tempo “chronos” ao criar os céus, a terra e tudo o que neles há e ele está a passar. A outra palavra para tempo, entretanto, é “kairós”, cujo significado é diferente do de chronos. Kairós diz respeito a períodos de tempo, ou, em outras palavras, fases. Por exemplo, as Quatro Estações são um kairós, ou período, que se repete ano após ano e é constituído por quatro “kairói” (plural de kairós), quais sejam: primavera, verão, outono e inverno. O ciclo repetitivo das Quatro Estações se dá pelo início e término da primavera, que é logo seguido pelo início e término do verão, e assim por diante. Isso é kairós! Falando de maneira diferente, kairós é um parênteses de tempo que tem (início e fim). Uma outra palavra para expressar kairós é “oportunidade”.

Em Efésios 5.15-17, Paulo, apóstolo de Jesus, escreveu: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade (kairós), porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. Essa é a palavra de Deus para você no dia de hoje. Este dia é o fim de um kairós e o início de outro. Reflita em como foi o ano que está sendo encerrado, dê graças a Deus por tudo, reconheça e confesse seus pecados e erros, peça ao Senhor que te ajude a se arrepender (mudar de atitude), destaque as metas alcançadas e as não-alcançadas, avaliando os porquês dos alcances e não-alcances. Contudo, não olhe apenas para trás. Olhe também para frente e, com base nas palavras de Paulo, peça a Deus que te capacite a aproveitar ao máximo esse novo kairós. Peça que ele te ajude a compreender a sua vontade divina para a sua vida. Essa é a minha oração e o meu desejo para você neste novo kairós!

Que “o Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz” (Números 6.24-26).

Anúncios

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Mensagem de aniversário

  1. nilson disse:

    Muito obrigado pelo texto, tenho literalmente vivido o Kairós de Deus em minha vida… Tenho dependido dÉle, apenas dÉle…

    Aproveito e parabenizo pelo otimo blog!

    Curtir

  2. Margareth disse:

    Eu conheço essa mensagem… hehehehe… maravilhosa…

    Curtir

  3. Cláudia Vieira disse:

    Oi Samyr,
    Tenho aprendido que as oportunidades que Deus nos dá normalmente vem embaladas em papel pouco atraente. Não é como aquele presente de uma pessoa, que veio com um lindo laço de fita, Deus costuma nos dar oportunidades disfarçadas de problemas, dificuldades e lutas.

    Obrigada pela mensagem.

    Curtir

  4. Wânia Peixoto disse:

    Meu aniversário passou!
    Não importa!
    Vou considerá-lo como sendo hoje. Afinal quero aproveitar TODAS as oportunidades de Deus a mim concedidas, e hoje, agora, pode ser um recomeço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s