A morte de João Batista

“E mandou decapitar João na prisão. Sua cabeça foi levada nem prato e entregue à jovem, que a levou à sua mãe. Os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o sepultaram” (Mateus 14.10-12).

Quem era João Batista? Segundo Jesus, era mais do que um profeta e o maior homem que já havia sido gerado por uma mulher (cf. Mateus 11.7-15). Entretanto, isso não o livrou de uma morte, aparentemente, indigna. Como João Batista morreu? Pela influência de Herodias, pela sensualidade de sua filha e pela covardia de Herodes. Pela sua obediência a Deus, pela sua coragem diante de Herodes e pela sua firmeza para com o pecado. João denunciou a Herodes a pecaminosidade de seu relacionamento com Herodias, mulher de seu irmão Felipe, e, por isso, terminou os seus dias decapitado.

O fato de sermos filhos de Deus não nos livra de tribulação e desonra. Aliás, atrai a nós o sofrimento da perseguição. O seguidor de Jesus é considerado digno de sofrer por ele e nisso está a sua bem-aventurança e felicidade. Ele disse: “Bem-aventurado os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, por que grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês” (Mateus 5.10-12).

About these ads

Sobre insightscristaos

Samyr Trad é teólogo, administrador e pastor na Igreja Batista Central de Belo Horizonte.
Esse post foi publicado em Devocionais. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s